Como esquecer - Por Elisabete Nabarrete
- rtmello
- 20 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Livro:- COMO ESQUECER Autor:- Rose Elizabeth Mello 313 páginas
O livro não possui só romance, e espiritismo, mas também nos dá uma bela história sobre os anos 50, época em que não só o Brasil estava em mudança, como também o mundo, com o fim da Segunda Guerra Mundial, os EUA estava se encaminhando para se tornar essa super potência que conhecemos hoje em dia, e sua cultura estava começando a influenciar outros países, coisa que a autora Rose deixa claro na história com sutis referencias. O livro também possui outros fatores históricos, como o começo da presidência de JK e a transferência da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília.
Uma história linda e envolvente, que nos prende do início ao fim. O livro conta a vida de uma mulher carioca e com uma vida bem equilibrada financeiramente para a época, Beatriz, ela tem uma vida monótona com o marido Antônio, e seus dois filhos que já estão adultos, Ana e Henrique (ela é professora e ele engenheiro). A vida do casal está tudo bem até que Beatriz descobre que seu amado marido, Antônio, a está traindo. Mas o que será que ela irá fazer? Ela é uma pessoa muito conservadora, será possível continuar com esse relacionamento e perdoar a traição?
Enquanto Beatriz passa por essa situação triste no casamento, coisas estranhas começam a acontecer com ela, o que faz ela entrar num outro mundo e enxergar certas situações com outros olhos. Essa traição não afeta só Beatriz e seus familiares, mas também Eveline, que é a amante de Antônio,. Ela é transportada para esse mundo por Antonio, que ela adorava, mas ela não sabia da vida dele na verdade (sim ele mente para ela também) e ela infelizmente se apaixona por ele e não sabe lidar bem quando ele conta toda a verdade para ela e toma uma atitude que pode ser muito drástica.
É claro que a história não se foca só em Beatriz, seus familiares e no dilema da traição, o livro possui outros personagens e também a história deles
Beatriz antes de casar, tinha um sonho de se tornar jornalista, o que era incentivado pelo pai, mas desmotivado pela mãe de mente pequena e fechada, o que faz com que ela desista do sonho e se contente só com a vida de casada. Porém, quando os filhos crescem, ela se sente meio vazia, o que faz com que ela seja voluntária em um hospital. Lá ela conhece Leonor, uma enfermeira, elas tornam-se grandes amigas, e trocam muitas confidências sobre a vida que cada uma está vivenciando. Leonor é uma mulher a frente de seu tempo, preferiu trabalhar e foi expulsa de casa cedo por causa disso e isso tudo em uma época não muito boa para as mulheres fazerem isso, ela é uma mulher totalmente independente e diferente das outras daquela época (1950), ela também não aceita uma traição, e dá muitas orientações para sua amiga Beatriz como ela deve proceder diante da situação que está vivendo com o marido Antônio.
Trechos destacados...
Quando o inesperado acontece, somos levados a enfrentar nossos medos em relação ao desconhecido e acabamos descobrindo facetas ocultas de nossas personalidade, que enriquecem nosso aprendizado levando ao aprimoramento de nosso espírito.
O respeito é a base de qualquer relação promissora e saudável. Onde não há respeito não existe amor e nada mais é do que um envolvimento doentio, que deve ser evitado para sanar males piores no futuro.
Para a maioria das pessoas, ainda é muito difícil entender s responsabilidade que cada um possui sobre si mesmo. No enredo conhecido e cotidiano, sempre haverá o algoz e a vítima. É preciso muito estudo para aceitar que a verdade da vida está na alma. Nenhuma sociedade alcançará o progresso, enquanto houver o descaso, a ganância e o desrespeito entre os seres humanos. [if !supportLineBreakNewLine] [endif]Recomendo a leitura...livro lindo!!!

Comments